DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 7ª. Parte – Retorno Brasil

12/05/2013 22:15

Dia 26.02 – Saímos de Canoas-RS com destino à Curitiba, com direito a passar pela Serra do Rio do Rastro - SC. Entre as cidades de Siderópolis e Lauro Muller via Treviso, o GPS cortou caminho nos colocando numa estrada de barro, muita lama, pedregulho por 5km e muita chuva. Foi um bom teste para o piloto e moto, que estava carregada até o “talo”. Após este trecho chegamos numa auto-pista que dá acesso a Lauro Miller, porém, o tempo não ajudou, chovia fino e um nevoa baixou que não dava para enxergar nada além de 100m. Um caminhão que ia a nossa frente, em uma das curvas não deu para contornar, tendo que ficar indo e voltando, com risco de descer a ribanceira. Nessa hora parei num lugar seguro, ajudei o motorista na manobra. A estrada da Serra do Rio do Rastro tem muitas curvas que só passa um carro, mesmo pequeno. Tem uma beleza fantástica, porém, a névoa não deixou tirar as fotos desejadas, mais ficou o gostinho de “já passei aí”.

Chegamos a Curitiba às 21:00h procurado hotel. O GPS localizou o Ibis porém estava lotado, então indicaram o Hotel Holliday Inn, preço salgado, inclusive na saída queriam cobrar duas estadia de garagem a bagatela de R$ 36,00. Nessa hora tivemos que usar nossas prerrogativas e dizer não, pois as duas motos só ocuparam uma vaga de garagem. Pagamos uma vaga e exigimos Nota Fiscal discriminada. Relutaram em dar, mais no final o direito do consumidor foi atendido.

Rodovia: BR 290, 101, SC 445, 447, 438, BR 116.

Distância percorrida no dia: 875 km

Dia 27.02 - Partimos de Curitiba com destino a uma cidade antes de BH. Para evitar passar por SP capital pegamos a rodovia SP-79 entrando por Juquiá que corta a Serra Tapiraí. Foi uma grata surpresa, a rodovia é ecológica muito bonita, onde fica encravada na floresta, contornando a serra, com muitas curvas parecidas com a do Rio do Rastro (vale a pena conhecer). Nesse trecho fica a Pousada Cabeça da Anta. Seguimos até Votorantin, Sorocaba, Itu, Salto, Indaiatuba, Campinas e depois pegamos a BR 381 - Fernão Dias, para pernoitar na cidade Três Corações, terra do rei Pelé. Hospedamos no Medieval Hotel que é grande, acomodações simples, porém, oferecendo um excelente café mineiro na manhã.

Rodovia: BR 116, SP 078, 075, BR 381.

Distância percorrida no dia: 788 km

Dia 28.02 – Saímos de Três Corações com destino à Montes Claros, pela rodovia Fernão Dias, que é dupla, estado excelente, porém, deve-se ter muito cuidado nas proximidades de BH, por ter transito pesado de caminhões e caçambas, além das imprudências dos motoristas. No anel rodoviário que circunda BH o trânsito é muito pesado, se não for da região deve-se evitar passar a noite, principalmente se for pegar a BR 040, que é a rota para Sete Lagoas e depois pegar a BR 135 com destino a Montes Claros onde hospedamos no Hotel Ibis, colado com shopping center.

Rodovia: BR 381, BR 040, BR 135

Distância percorrida no dia: 697 km

Dia 01.03 – Saímos de Montes Claros às 8:00h com destino a Salvador. Pegamos a BR 251 que entronca com a BR 116 antes de Vitória da Conquista - BA. Na saída (e chegada por qualquer lado) de Montes Claros o trânsito é pesado, filas intermináveis por 27 km, devido a rodovia estar ruim e o excessivo de peso dos caminhões, formando uma espécie de “costela de vaca”. A BR 116 está boa, porém, o trânsito é pesado, toda atenção é pouca. Depois de Jequié-BA entramos em Jaguaquara para seguir pelo Vale do Jiquiriçá, em direção a BR 101 próximo de Santo Antonio de Jesus e depois pegar a rodovia BA 001 – estrada da Ilha de Itaparica. Chegamos no Ferry Boat as 17:45h em tempo de pegar o Ferry das 18h.

Rodovia: BR 251, BR 116, BA 420, BR 101, BA 245, BA 001.

Distância percorrida no dia: 944 km

Seguimos para o Farol da Barra, ponto turístico de Salvador para tirar a foto de chegada e agradecer a Deus por este “passeio” de exatos 14.788km em 26 dias.

Há! Ia esquecendo, entre uma foto e outra já estava marcando o próximo “passeio” para o ano de 2015 – Destino Ushuaia – Fin Del Mundo ou Cusco no Perú. Me aguarde!!!.

Agradeço primeiro a Deus, a minha esposa, as minhas filhas, a Décio, o grande companheiro de viagem, aos amigos: Aderbal, Constantino, Regis, Luis Antonio e  àqueles que não acreditavam que Eu fosse cumprir o planejado, pois, este descrédito me deu bastante força para superar os desafios.

RESUMO:

Motos: duas XT 1200Z Super Ténéré

Duração: 26 dias

Km rodado: 14788

Gasolina: 823,61 Litros

Consumo Médio: 17,95 Km/L

Ocorrência: 1,0 Pneu furado em Londrina da moto do companheiro, reparado com “tarugo”. Rodou até e volta.

Troca do pneu traseiro da minha moto em Foz do Iguaçu que já estava com 9.700km rodados.

Troca de Óleo e Filtro nas duas motos em Foz do Iguaçu-PR

Troca de Óleo e Filtro nas duas motos Bariloche – Argentina.

Obs. Vale ressaltar que a moto XT 1200Z Super Ténéré é uma excelente máquina, além do tanque de 23L aliado ao baixo consumo, permite fazer longos percursos com segurança, garantido tocada de até 400 km, sem usar gasolina reserva.

DOCUMENTOS:

Da Moto:

1- CRLV (em nome do proprietário condutor)

2- Seguro Carta Verde indicando os países de cobertura (pode ser tirado em Foz do Iguaçu de forma rápida e valor baixo (em torno de R$ 200,00 varia de acordo com o período de viagem)

Do Condutor

1- CNH - Carteira Nacional de Habilitação Cat “A”

2- PID - Permissão Internacional para Dirigir

3- Passaporte (a Cédula de Identidade emitido por SSP tem validade, porém, em cada Aduana terá que preencher um extenso formulário, enquanto que o passaporte será apenas carimbado)

Voltar

Relato de Viagem

PRAIAS ALAGOANAS

19/11/2016 23:51
No mês de novembro de 2016 partimos de Salvador-BA/BRASIL com o objetivo de conhecer as praias do Estado de Alagoas. Optamos em conhecer aquelas que não tem forte divulgação.  Seguimos até a cidade de Neópolis que fica do lado do Estado de Sergipe, atravessamos em uma balsa para a cidade de...

EXPLORANDO A ESTRADA REAL: DE SALINAS À TIRADENTES - MG

10/07/2016 22:48
  No dia 18 de junho de 2016 iniciamos a viagem para conhecer a Estrada Real que compreende a Cidade de Salina - MG até Tiradentes - MG e participar do XXIV BikeFest Tiradentes 2016. Saímos de Salvador via Ferry Boat para acessar a Ilha de Itaparica, seguir pela BA 001 até a cidade de Santo...

DE SALVADOR-BA/BRASIL À USHUAIA - FIN DEL MUNDO

22/03/2015 02:00
"IR DE SALVADOR-BA À USHUAIA - FIN DEL MUNDO, DE MOTO, É SONHO DE MUITOS E REALIZAÇÃO DE POUCOS" RESUMO: DATA: 24/01 A 20/02/2015 DIAS DE VIAGEM: 28 No. HOSPEDAGEM: 27 KM RODADO: 16.730 GASOLINA: 931 LI No. ABASTECIMENTO: 74 PAISES PERCORRIDOS: 5 LOCAIS VISITADOS:  El Calafate - AR/Glaciar...

9o. MOTO FEST TRIUNFO-PE

01/11/2013 13:02
  Saímos de Salvador no dia 12/09/2013 as 7:00h em duas motos (Yamaha Super Tènèrè 1200 e BMW 1200 GS) com destino a TRINFO-PE distante  780km para participar do 9o. Moto Fest e fazer um TUR pelo Nordeste. Seguimos pela BR 324 até Feira de Santana-BA e depois acessamos a BR 116 até...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 1ª. Parte Brasil

11/07/2013 23:54
    RESUMO:   DATA: 04/02 A 01/03/2013                        DIAS DE VIAGEM: ...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 2ª. Parte - Argentina

11/07/2013 23:53
Dia 10.02 – Partimos para a cidade de Salta (La linda) – ARG. O curioso desse trecho entre a Cidade de Corrientes até a Cidade de Joaquin V. Gonzáles quase não há curva, é uma reta sem fim de aproximadamente 600km. É muito tedioso, dar sono, impaciência e um grande risco de acidente devido a...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 3ª. Parte - Chile

11/07/2013 23:50
  Dia 12.02 – Partimos de Susques por volta das 9:00h com destino a San Pedro de Atacama - Chile, porem, antes passamos pela Aduana de saída da Argentina, Passo Jama, que fica a 120km de Susques. Neste local tem um posto de combustível novo, com loja de conveniência. Fizemos os tramites de...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 4ª. Parte - Argentina

11/07/2013 23:48
Dia 18.02 – Saímos de Temuco com destino a Osorno e depois fazer a aduana e entrar na Argentina, passando por Villa Angustura e hospedar em Bariloche por 2 dias. De Temuco até Bariloche são 542km. Ao passar próximo do vulcão deu para ter uma ideia da sua grandiosidade. Depois seguimos para uma...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 5ª. Parte – Uruguai/Argentina

11/07/2013 23:21
Dia 22.02 – Saímos de Gualeguaychú às 9:00h para fazer Aduna terrestre em Fray Bentos - Uruguai  (Puente Gral. San Martin). Dica: Os sites Google Maps e na Ruta 0 não mencionam esta Aduana. Para ir à Colônia Del Sacramento, siga a rota via Carmelo, isto economizará 50km. A Cidade é turística,...

DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 6ª. Parte - Uruguai

11/07/2013 23:05
Dia 24.02 – Partimos para Montevidéu, com um pouco de chuva, viagem curta 216km, pista dupla, excelente, porém, no caminho havia uma corrida de bicicleta bloqueando as duas faixas formando um congestionamento digno das cidades brasileira. Conseguimos chegar próximos dos batedores que estavam em...