DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 6ª. Parte - Uruguai

11/07/2013 23:05

Dia 24.02 – Partimos para Montevidéu, com um pouco de chuva, viagem curta 216km, pista dupla, excelente, porém, no caminho havia uma corrida de bicicleta bloqueando as duas faixas formando um congestionamento digno das cidades brasileira. Conseguimos chegar próximos dos batedores que estavam em motos e negociamos uma pequena faixa para ultrapassar. No início relutaram, porém, haviam outros motoristas que estavam muito zangados, pressionado passagem, que foi atendida.  Chegamos à cidade que tem parte com arquitetura moderna e parte antiga, porém, não deu para visitar muita coisa por ser um domingo e tudo estava fechado. Fomos para o hotel Ibis na beira do Rio do Prata, em frente ao monumento a Solano Lopes, segundo presidente Paraguaio que disse a celebre frase: “Muero com mi pátria” durante a guerra do Paraguai.

Rodovia:  RN 1

Distância percorrida no dia: 177km

Dia 25.02 – Neste dia “caiu a ficha” de que já estávamos de volta ao Brasil, com suas rodovias esburacadas e motoristas imprudentes, mas, é a realidade. Passamos pela aduana saindo do Uruguai, via Chui (336km), paramos, porém é passagem livre. Decidimos pernoitar na cidade de Canoas, grande PortoAlegre, no hotel Canoas Parque Hotel com direito a piscina térmica coberta, recomendo. É importante informar que em todos os lugares que passamos fomos muito bem recebidos, inclusive nesse dia que já era noite e não tínhamos um hotel definido, quando vi um motoboy que estava nos acompanhando e vendo o nosso desespero, prontificou a nos guiar para o hotel Ibis ou equivalente com garagem. Agradeço a esse cidadão anônimo que por gratidão dei-lhe botton, adesivos do moto-grupo e fitas do Senhor do Bonfim. Entre Chui e Canoas passamos por uma área de preservação ambiental entre as Lagoas Mirim e Mangueira que formam um alagadiço banhado com rica fauna e flora. Aviso aos viajantes que deverão redobrar os cuidados para não atropelar os animais silvestres, que são muitos que atravessam a pista, além de ter foto sensor de controle de velocidade.