DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 7ª. Parte – Retorno Brasil

12/05/2013 22:15

Dia 26.02 – Saímos de Canoas-RS com destino à Curitiba, com direito a passar pela Serra do Rio do Rastro - SC. Entre as cidades de Siderópolis e Lauro Muller via Treviso, o GPS cortou caminho nos colocando numa estrada de barro, muita lama, pedregulho por 5km e muita chuva. Foi um bom teste para o piloto e moto, que estava carregada até o “talo”. Após este trecho chegamos numa auto-pista que dá acesso a Lauro Miller, porém, o tempo não ajudou, chovia fino e um nevoa baixou que não dava para enxergar nada além de 100m. Um caminhão que ia a nossa frente, em uma das curvas não deu para contornar, tendo que ficar indo e voltando, com risco de descer a ribanceira. Nessa hora parei num lugar seguro, ajudei o motorista na manobra. A estrada da Serra do Rio do Rastro tem muitas curvas que só passa um carro, mesmo pequeno. Tem uma beleza fantástica, porém, a névoa não deixou tirar as fotos desejadas, mais ficou o gostinho de “já passei aí”.

Chegamos a Curitiba às 21:00h procurado hotel. O GPS localizou o Ibis porém estava lotado, então indicaram o Hotel Holliday Inn, preço salgado, inclusive na saída queriam cobrar duas estadia de garagem a bagatela de R$ 36,00. Nessa hora tivemos que usar nossas prerrogativas e dizer não, pois as duas motos só ocuparam uma vaga de garagem. Pagamos uma vaga e exigimos Nota Fiscal discriminada. Relutaram em dar, mais no final o direito do consumidor foi atendido.

Rodovia: BR 290, 101, SC 445, 447, 438, BR 116.

Distância percorrida no dia: 875 km

Dia 27.02 - Partimos de Curitiba com destino a uma cidade antes de BH. Para evitar passar por SP capital pegamos a rodovia SP-79 entrando por Juquiá que corta a Serra Tapiraí. Foi uma grata surpresa, a rodovia é ecológica muito bonita, onde fica encravada na floresta, contornando a serra, com muitas curvas parecidas com a do Rio do Rastro (vale a pena conhecer). Nesse trecho fica a Pousada Cabeça da Anta. Seguimos até Votorantin, Sorocaba, Itu, Salto, Indaiatuba, Campinas e depois pegamos a BR 381 - Fernão Dias, para pernoitar na cidade Três Corações, terra do rei Pelé. Hospedamos no Medieval Hotel que é grande, acomodações simples, porém, oferecendo um excelente café mineiro na manhã.

Rodovia: BR 116, SP 078, 075, BR 381.

Distância percorrida no dia: 788 km

Dia 28.02 – Saímos de Três Corações com destino à Montes Claros, pela rodovia Fernão Dias, que é dupla, estado excelente, porém, deve-se ter muito cuidado nas proximidades de BH, por ter transito pesado de caminhões e caçambas, além das imprudências dos motoristas. No anel rodoviário que circunda BH o trânsito é muito pesado, se não for da região deve-se evitar passar a noite, principalmente se for pegar a BR 040, que é a rota para Sete Lagoas e depois pegar a BR 135 com destino a Montes Claros onde hospedamos no Hotel Ibis, colado com shopping center.

Rodovia: BR 381, BR 040, BR 135

Distância percorrida no dia: 697 km

Dia 01.03 – Saímos de Montes Claros às 8:00h com destino a Salvador. Pegamos a BR 251 que entronca com a BR 116 antes de Vitória da Conquista - BA. Na saída (e chegada por qualquer lado) de Montes Claros o trânsito é pesado, filas intermináveis por 27 km, devido a rodovia estar ruim e o excessivo de peso dos caminhões, formando uma espécie de “costela de vaca”. A BR 116 está boa, porém, o trânsito é pesado, toda atenção é pouca. Depois de Jequié-BA entramos em Jaguaquara para seguir pelo Vale do Jiquiriçá, em direção a BR 101 próximo de Santo Antonio de Jesus e depois pegar a rodovia BA 001 – estrada da Ilha de Itaparica. Chegamos no Ferry Boat as 17:45h em tempo de pegar o Ferry das 18h.

Rodovia: BR 251, BR 116, BA 420, BR 101, BA 245, BA 001.

Distância percorrida no dia: 944 km

Seguimos para o Farol da Barra, ponto turístico de Salvador para tirar a foto de chegada e agradecer a Deus por este “passeio” de exatos 14.788km em 26 dias.

Há! Ia esquecendo, entre uma foto e outra já estava marcando o próximo “passeio” para o ano de 2015 – Destino Ushuaia – Fin Del Mundo ou Cusco no Perú. Me aguarde!!!.

Agradeço primeiro a Deus, a minha esposa, as minhas filhas, a Décio, o grande companheiro de viagem, aos amigos: Aderbal, Constantino, Regis, Luis Antonio e  àqueles que não acreditavam que Eu fosse cumprir o planejado, pois, este descrédito me deu bastante força para superar os desafios.

RESUMO:

Motos: duas XT 1200Z Super Ténéré

Duração: 26 dias

Km rodado: 14788

Gasolina: 823,61 Litros

Consumo Médio: 17,95 Km/L

Ocorrência: 1,0 Pneu furado em Londrina da moto do companheiro, reparado com “tarugo”. Rodou até e volta.

Troca do pneu traseiro da minha moto em Foz do Iguaçu que já estava com 9.700km rodados.

Troca de Óleo e Filtro nas duas motos em Foz do Iguaçu-PR

Troca de Óleo e Filtro nas duas motos Bariloche – Argentina.

Obs. Vale ressaltar que a moto XT 1200Z Super Ténéré é uma excelente máquina, além do tanque de 23L aliado ao baixo consumo, permite fazer longos percursos com segurança, garantido tocada de até 400 km, sem usar gasolina reserva.

DOCUMENTOS:

Da Moto:

1- CRLV (em nome do proprietário condutor)

2- Seguro Carta Verde indicando os países de cobertura (pode ser tirado em Foz do Iguaçu de forma rápida e valor baixo (em torno de R$ 200,00 varia de acordo com o período de viagem)

Do Condutor

1- CNH - Carteira Nacional de Habilitação Cat “A”

2- PID - Permissão Internacional para Dirigir

3- Passaporte (a Cédula de Identidade emitido por SSP tem validade, porém, em cada Aduana terá que preencher um extenso formulário, enquanto que o passaporte será apenas carimbado)