DO ATLÂNTICO AO PACÍFICO - FEV 2013 – 3ª. Parte - Chile

11/07/2013 23:50

 

Dia 12.02Partimos de Susques por volta das 9:00h com destino a San Pedro de Atacama - Chile, porem, antes passamos pela Aduana de saída da Argentina, Passo Jama, que fica a 120km de Susques. Neste local tem um posto de combustível novo, com loja de conveniência.

Fizemos os tramites de saída da Argentina e entramos em território Chileno.

 

Divisa entre Argentina e Chile

 

 

Chegamos à tão sonhada San Pedro de Atacama por volta das 12:30h, depois de percorrer 5.155km desde Salvador-BA. De início tive impressão muito negativa. Aduana funcionando em uma casa de barro (adobe), fila única, tanto para excursão, ônibus de carreira que vai para a Bolívia, Peru... causando uma imensa fila e grande desorganização. Por sorte conhecemos um casal de argentino que fizemos amizade na divisa entre Argentina-Chile. Eles ficaram muito irritados com a desorganização dos chilenos e foram falar com chefe da aduana, e quase o clima esquenta, mais por fim convencemos o chefe que não poderia ter uma fila única, pois os passageiros de ônibus eram em número muito grande e nós apenas 4 pessoas, sem pertencer a nenhuma excursão, teríamos que ficar por longas horas até nossa vez, pois o atendimento era por apenas uma pessoa. Então ele próprio resolveu nos atender, pegando os nossos passaporte e documento das motos para preparar a permissão de entrada.

A cidade com ruas de barro batido (chamado de adobe), muito cachorro solto junto com mochileiros do mundo todo (é a Meca da atualidade), muita poeira, casa, hotéis, igreja, restaurante tudo de Adobe por fora e por dentro as paredes são rebocadas, pintadas, geralmente na cor branca e bastante ornamentadas. Os restaurantes tem ornamentação própria da região, de muito bom gosto. Apesar desse aparente caos, para minha surpresa tudo funciona, tem internet wi-fi grátis em quase todos os hotéis, banco 24h, várias agências de turismo, local para alugar bicicleta e atendimento de primeiro mundo.

Dica: Nos hotéis os preços são em peso chileno, porem, é importante converter para Dolar que é muito mais vantajoso.  Ficamos hospedados no Hotel Dom Raul. Como é normal tudo rústico, tem o básico e necessário com café da manhã.

Rodovia:  Ruta RN 27

Distância percorrida no dia:  287 km

ADUANA CHILE - SAN PEDRO DE ATACAMA

 

CIDADE - SAN PEDRO DE ATACAMA

 

 

 

O teto da Igreja é de adobe (barro) devido a não chover na região.

 

Dia 13.02 – Esse dia foi de turismos, conhecer as belezas da redondeza. Recomendo conhecer: Atividade termal dos Geysers e Valle de la Luna. Para os Geysers procure uma agência de turismo, que pode ser no mesmo hotel, se inscreva, o pagamento não é caro, com direito a uma caixa de leite com Nescau (similar ao Toddinho) e pão com queijo (café da manhã), pois um micro-ônibus passa entre 3:30 e 4:00 da madrugada e roda uns 90km até o local.

Dica: sempre levar bastante água e barra de cereal. A temperatura é -3 GrC (menos três), portanto, levar agasalho, luva e gorro com Pancho que pode ser comprado em San Pedro por um preço  irrisório no mercado de artesanato (usamos nossas jaquetas e luvas)

GEISES

Da mesma forma para visitar o Valle de la Luna procure uma agência por ser barato, ter guia e transporte. É um lugar fantástico, parece ser de outro planeta. Neste passeio dar direito a assistir o pôr do sol do alto das montanhas.

Dia 14.02Deixamos San Pedro de Atacama com saudade, pois já estava me acostumando com a tranquilidade e por incrível que pareça com a limpeza. Não vi um único lixo no chão, apesar da poeira. Partimos com destino ao oceano pacífico no Chile. Primeiro a cidade de Calama e depois Antofagasta para conhecer a famosa “La Mano Del Desierto”.

Chegamos a Caldera-Chile às 18:00h e sol ainda alto, depois de percorrer 818km, para tomar banho no pacífico (desejo antigo e cumprido) pela primeira vez. Ficamos hospedado na Hosteria  Puerta Del Sol. Nesse trecho deparamos com vento muito forte, de forma que as motos andavam inclinadas (próximo à cidade de Los Vientos).

Rodovia:  Ruta RN 23, RP 25 e RN 5

Distância percorrida no dia:  818 km

Caldera-Chile

Dia 15/16.02Saímos às 9:00h com destino a Capiopó, La Serena, Viña Del Mar, pernoitar e fazer turismo em Valpariso. Esta é uma cidade turística portuária, que devemos ter muito cuidado com batedores de carteira. Cidade histórica, com monumentos e um arco similar ao do Triunfo de Paris.

Viña Del Mar fica colada a 15km de Valparaíso. Cidade grande, boa estrutura, shopping-center e de população de média a alto poder aquisitivo.

Ficamos hospedados no hotel IBIS de Valparaíso por ter garagem para as motos.

Rodovia:  Ruta RN 5 e RN 60

Distância percorrida no dia: 884 km

Valpariso - Chile

Dia 17.02 – Saímos de Valparaíso e optamos em não entrar em Santiago e seguir pela Ruta 5 (transamericana) até a Cidade de Osorno - Puerto Montt para conhecer o famoso vulcão que entrou em atividade e lançou cinzas, prejudicando o tráfego aéreo. Nesse dia rodamos 815km até a cidade de Temuco. Hospedamos no hotel Hotel Holliday In. Nesse trecho deparamos com vento muito forte de forma que as motos andavam inclinadas e o consumo que andava entre 19,2 e até 21 km/l baixou para 15,2 km/l (Los Angeles – Temuco).

Rodovia:  Ruta RN 68 e RN 5

Distância percorrida no dia: 815 km

Voltar